O primeiro passo tem que ser dado pela assessoria de comunicação, que vai eleger alguém para falar em nome da empresa, que será aqui denominado como porta-voz. Esta pessoa normalmente é um executivo ou mais, são profissionais que costumam estar integrados à missão e aos valores da empresa em que atuam, que entendem a importância da função de porta-voz, e que, impreterivelmente, conheçam o cenário no qual sua empresa está inserida. Além disso, é necessário que este ou estes executivos tenham boa dicção, se vistam adequadamente e que sejam pessoas esclarecidas, conheçam outros assuntos, relacionados ao Brasil e ao mundo. Rapidez no raciocínio, clareza de ideias, objetividade e jogo de cintura também são características importantes na escolha destes porta-vozes.
Escolhido, mesmo que tenham todas estas características, os porta-vozes precisam passar por um Media Training ou, numa linguagem mais popular, por um treinamento de mídia, que irá prepará-los para se relacionar de forma adequada com a imprensa, ajudando-os a entender como ela funciona e quais suas responsabilidades, já que um porta-voz preparado se torna fonte de informação junto a imprensa, ajuda a fortalecer a imagem de sua instituição e pode prevenir crises de imagem.
Durante o Media Training os executivos serão capacitados para lidar com TV, rádio, jornal, revista, agência de notícias, etc. Este treinamento consiste em estreitar as relações da empresa com a imprensa, nele os executivos são preparados para agir adequadamente em situações normais e também durante crises. Uma das dinâmicas muito utilizadas durante o treinamento é baseada em técnicas de respostas sob o impacto de declarações e informações passadas erroneamente a imprensa. Os porta-vozes também aprendem a interpretar o que é uma notícia e identificar o trabalho das mídias. O treinamento pode incluir ainda simulações de situações de crise, palestra sobre a engrenagem da imprensa, ou seja, como ela funciona, critérios para seleção da notícia, abordagem de diferentes veículos, para o mesmo assunto, e palestras com fonoaudiólogos, entre outros.
Preparar estes porta-vozes, para responder aos questionamentos dos jornalistas, não é o único objetivo do Media Training, que se tornou um diferencial competitivo. É fato: a empresa que se destaca mais, ganha mais distância dos concorrentes. Com o media training os executivos podem aparecer mais e cada vez melhor.
Uma dica de site para entender mais sobre o assunto é o Treinamento de Mídia com notícias, artigos, cases, enfim, muita informação para entender melhor a importância de um treinamento de mídia.
Fontes de pesquisa: Sites Unimed Campinas e Trama Comunicação, Media Training – Melhorando as relações da empresa com os jornalistas (Nemércio Nogueira)
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