quarta-feira, 12 de outubro de 2011

A força do Media Training

Comportamentos inapropriados e respostas sem conteúdo podem comprometer uma boa entrevista. Por isso, para garantir que os executivos de uma empresa não cometam nenhuma gafe ao falar sobre ela, seja numa entrevista exclusiva ou em uma coletiva para a imprensa, é preciso prepará-los para cada situação.

O primeiro passo tem que ser dado pela assessoria de comunicação, que vai eleger alguém para falar em nome da empresa, que será aqui denominado como porta-voz. Esta pessoa normalmente é um executivo ou mais, são profissionais que costumam estar integrados à missão e aos valores da empresa em que atuam, que entendem a importância da função de porta-voz, e que, impreterivelmente, conheçam o cenário no qual sua empresa está inserida. Além disso, é necessário que este ou estes executivos tenham boa dicção, se vistam adequadamente e que sejam pessoas esclarecidas, conheçam outros assuntos, relacionados ao Brasil e ao mundo. Rapidez no raciocínio, clareza de ideias, objetividade e jogo de cintura também são características importantes na escolha destes porta-vozes.

Escolhido, mesmo que tenham todas estas características, os porta-vozes precisam passar por um Media Training ou, numa linguagem mais popular, por um treinamento de mídia, que irá prepará-los para se relacionar de forma adequada com a imprensa, ajudando-os a entender como ela funciona e quais suas responsabilidades, já que um porta-voz preparado se torna fonte de informação junto a imprensa, ajuda a fortalecer a imagem de sua instituição e pode prevenir crises de imagem.

Durante o Media Training os executivos serão capacitados para lidar com TV, rádio, jornal, revista, agência de notícias, etc. Este treinamento consiste em estreitar as relações da empresa com a imprensa, nele os executivos são preparados para agir adequadamente em situações normais e também durante crises. Uma das dinâmicas muito utilizadas durante o treinamento é baseada em técnicas de respostas sob o impacto de declarações e informações passadas erroneamente a imprensa. Os porta-vozes também aprendem a interpretar o que é uma notícia e identificar o trabalho das mídias. O treinamento pode incluir ainda simulações de situações de crise, palestra sobre a engrenagem da imprensa, ou seja, como ela funciona, critérios para seleção da notícia, abordagem de diferentes veículos, para o mesmo assunto, e palestras com fonoaudiólogos, entre outros.

Preparar estes porta-vozes, para responder aos questionamentos dos jornalistas, não é o único objetivo do Media Training, que se tornou um diferencial competitivo. É fato: a empresa que se destaca mais, ganha mais distância dos concorrentes. Com o media training os executivos podem aparecer mais e cada vez melhor. 



Uma dica de site para entender mais sobre o assunto é o Treinamento de Mídia com notícias, artigos, cases, enfim, muita informação para entender melhor a importância de um treinamento de mídia.

Fontes de pesquisa: Sites Unimed Campinas e Trama Comunicação, Media Training – Melhorando as relações da empresa com os jornalistas (Nemércio Nogueira)

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